Assim que as obras terminarem, serão lançados os editais de licitação para outros projetos
Assim que as obras terminarem, serão lançados os editais de licitação para outros projetos

Laguna

 

A história da navegação ganhará vida em Laguna. Um museu multimídia será aberto na cidade, no Memorial Tordesilhas, que fica às margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, na avenida Colombo Machado Salles, no centro histórico. O prédio foi o primeiro a ser beneficiado com os recursos do BNDES, através da lei Rouanet. A adaptação custará R$ 996.230 mil.
 
No local, já foram restaurados a estrutura do telhado, os pisos, rebocos, a rede hidráulica e as estruturas metálicas internas. Hoje, os trabalhos concentram-se na pintura interna e externa. E, nos próximos dias, será instalada a plataforma elevatória. Mais adiante, serão colocadas as estruturas metálicas externas (túnel e passarela).
 
A arquiteta da secretaria de planejamento urbano da prefeitura, Ana Paula Fogaça, garante que esta fase deverá ser concluída em breve. Depois, será licitado o projeto museológico e museográfico. 
 
No primeiro pavimento, será contada a história da Península Ibérica, região da Europa de onde se originaram as grandes navegações. No segundo andar, o visitante saberá quais foram os evolução da tecnologia nos últimos séculos. No terceiro, estarão expostos a diplomacia e os tratados, principalmente, de Tordesilhas. 
 
O projeto do Memorial Tordesilhas foi desenvolvido pela empresa Arte Real Arquitetura e Restauro Ltda contratados pelo Iphan através de processo licitatório.