Ao todo, 155 palmeiras reais serão plantadas ao longo da orla. Os postos de guarda-vidas também serão melhorados.
Ao todo, 155 palmeiras reais serão plantadas ao longo da orla. Os postos de guarda-vidas também serão melhorados.

Laguna

Em breve, a orla do Mar Grosso, o principal balneário de Laguna, estará de ‘cara’ nova. Esta semana, o projeto final de revitalização do espaço foi apresentado  à comunidade por técnicos da secretaria de planejamento urbano e habitação  da prefeitura.

Os recursos para as obras, R$ 1,9 milhão, já estão disponíveis à prefeitura e advêm de uma emenda parlamentar da ex-senadora Ideli Salvatti (PT). O município dará uma contrapartida.

As modificações feitas já foram apresentadas à Caixa Econômica Federal. Agora, o projeto está em fase de complementação. Assim que tudo estiver aprovado, a prefeitura iniciará a licitação, o que deve ser feito ainda neste semestre.

A meta é iniciar as obras em julho deste ano. A previsão é que tudo esteja finalizado até meados de 2012. Conforme a arquiteta Ana Paula Fogaça, responsável pelo projeto, o objetivo é requalificar o espaço urbano da orla do Mar Grosso, no trecho compreendido entre a praia do Iró e os Molhes da Barra. São 2.550 metros de extensão.

Neste espaço, está projetado um calçadão de quatro metros de largura e ciclovia de 2,3 metros. Serão abertas 804 vagas de estacionamento (deste total, 75  serão reservadas para idosos e pessoas com deficiências físicas).

Na primeira etapa da obra, será realizada ampliação da drenagem superficial da avenida e passeios. Haverá uma boca-de-lobo a cada 50 metros, dos dois lados da estrada. A drenagem existente será mantida para otimizar os pontos de coleta da água da chuva.