Neste dia 27 de maio, quando a cidade de Tubarão completa 150 anos de história, são contabilizadas tantas conquistas e transformações em diversos setores. Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal alto (0,796 per capita), a cidade é hoje uma referência para a região e o Estado, em áreas como medicina, educação, comércio, pecuária, construção civil, metalomecânica e saneamento.

A localidade, aonde hoje é Tubarão, começou a ser povoada por volta de 1774, sendo oficializado como distrito de Laguna em 1836. Trinta e quatro anos mais tarde, em 1870 veio a emancipação. Desde então, tem sido uma meta constante fazer da Cidade Azul, uma das melhores cidades para se viver, não apenas em âmbito estadual, mas também nacional.

Uma característica marcante nos tubaronenses é a capacidade de se reerguerem e prosperarem, mesmo diante de adversidades. A reconstrução da cidade, após a devastadora enchente de 1974, é um dos exemplos dessa bravura. O rio que corta o município, fez jus ao seu nome, que vem do tupi-guarani Tubá-nharô, que significa “Pai Feroz”, mas apesar disso, o povo de Tubarão se reconstruiu após o incidente e seguiu em frente.

Esse mesmo rio é o que dispõe de um bem tão importante para a vida humana, a água. É esse Rio que alimenta todos os tubaronenses, seja pela água que chega nas residências, pelo cultivo das plantações, pela criações de animais e tantas outras necessidades. E é pela qualidade desse rio que muito tem sido discutido e realizado pelo município e entidades engajadas no assunto. É por ele que tantos tubaronenses insistem no cuidado com o meio ambiente, na qualidade das nascentes e de todo o percurso, nos investimentos em saneamento básico e em drenagem urbana.

A Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto, a Tubarão Saneamento, segue desempenhando sua função, engajada em ações que minimizam os impactos ao meio ambiente, valorizam a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. São elas: melhorias nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água; implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto; iniciativas em programas socioambientais e tantas outras ações.

Para se ter uma ideia do cenário de saneamento, a região Sul do país entrega água tratada para 90,19% da população, coleta e trata 45,44% de esgoto e tem um percentual de perdas de água de 37,14%. Em Tubarão, o índice de abastecimento de água tratada chega a 100% na área urbana, mais de 12% do esgoto gerado no município é coletado e tratado e, os investimentos no sistema continuam. Já o percentual de perdas é menor, se comparado até com a média nacional, resultando em 20,05%.

Para a Concessionária, a oportunidade de carregar o nome do município e fazer história no cenário do saneamento, contribuindo para o desenvolvimento regional, é motivo de muito orgulho. “O Nosso Rio e a Nossa Gente são um dos maiores patrimônios de Tubarão. Que os próximos 150 anos continuem sendo marcados pelo desenvolvimento, prosperidade, solidariedade e boas histórias, como construímos até hoje”, ressalta o diretor Marcelo Matos.