A tecnologia se tornou indispensável para a área médica. Equipamentos, exames e até mesmo novos tratamentos estão diretamente relacionados aos avanços da ciência tecnológica. O biofeedback é uma dessas novas ferramentas terapêuticas. Recurso que une técnica, especialista e determinação para melhoria da saúde do paciente. Serviço de saúde, recentemente implantado no Complexo Médico Provida que está à disposição de crianças, jovens, adultos e idosos.

“O biofeedback, é um termo usado quando uma pessoa precisa saber se uma ação sua específica, realizada pelo seu próprio corpo causou o efeito necessário. É através da fisioterapia que o biofeedback auxilia o profissional a transformar ações que não seriam detectáveis, capacitando o paciente a controlar as suas manifestações corporais. Um exemplo, é o controle sobre a incontinência fecal”, define a fisioterapeuta do Provida, Thatyana Brandão (CREFITO/SC 109.555).

Para a especialista, as vantagens do uso do biofeedback, vão além de auxiliar o paciente ao seu autocontrole. Ele é uma importante ferramenta para qualidade de vida e indicado para diversos casos, como:

– incontinência fecal e urinária
– bexiga hiperativa
– constipação crônica
– dispareunia
– dor pélvica
– enurese noturna
– preparação perineal para o parto
– recuperação das sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC),
– preparação perineal para o parto
– vaginismo
– vulvodinia, entre outras.

“Através de eletrodos, o biofeedback, capta as reações musculares do paciente para transformá-las em dados visuais e sonoros em tempo real, sobre os processos fisiológicos, auxiliando o profissional nas medidas terapêuticas e de modo que este possa treinar que o paciente tenha mais controle sobre o seu próprio organismo”, completa Thatyana.

Outras informações

Contato (48) 3631-1553 e agendamentos pelo WhatsApp (48) 3631-1500

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Provida