Essa é uma pergunta bastante frequente nas academias e em consultórios. No excesso de peso ou na obesidade, as pessoas sempre buscam as vias mais rápidas para voltarem a um peso saudável. O problema é que muitos acabam buscando por dietas muito restritivas, dietas da moda ou o treino dos famosos, o que podem causar sérios danos à saúde.

Um estudo avaliou exatamente as mudanças que ocorriam entre pessoas que faziam somente dieta e aqueles que faziam somente exercícios. Os resultados mostraram que tanto a dieta quanto os exercícios físicos contribuem para a perda de peso, contudo, a dieta tem um maior impacto nessa redução do peso corporal total. Por outro lado, ao avaliar a redução da gordura visceral, o exercício físico se mostrou mais efetivo.

A quantidade de gordura visceral é um importante marcador para o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e câncer. Logo, tão importante quanto perder peso, é perder gordura corporal, especialmente a gordura visceral, depositada ao redor dos nossos órgãos.

Outro ponto importante é que quando perdemos peso somente com dietas, corremos o risco de perder massa magra e diminuir a capacidade do nosso corpo de queimar energia quando estamos em repouso, ou seja, diminuímos nosso metabolismo.

Portanto, combinar dieta equilibrada e exercício físico regular farão com que você perca peso em gordura, tanto visceral quanto subcutânea e ainda contribuirá para um melhor tônus muscular, uma melhor capacidade funcional e cardiorrespiratória, melhora do humor, redução do estresse e de dores musculares e articulares, entre outros benefícios.

A conclusão então é de que devemos unir forças para melhores resultados. Consulte um Nutricionista e um profissional de Educação Física para auxiliar você a mudar seu estilo de vida, com segurança e eficiência, sem exageros.

Texto: Ana Cristina Mendes
CEO e Personal Trainer na READY PERSONAL
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