#Pracegover foto: na imagem há um homem de jaleco branco
#Pracegover foto: na imagem há um homem de jaleco branco

Quando uma dor nas costas, no joelho, no ombro, enfim, quando temos dor ou inchaço em determinada parte do corpo, a primeira coisa a pensar é em procurar um médico, mas qual profissional buscar? Reumatologista ou ortopedista?

Mesmo sendo áreas distintas eles, muitas vezes, atuam de forma conjunta. É o que ocorre no Complexo Médico Provida com a troca de conhecimento entre os diversos médicos para o diagnóstico seguro e o tratamento correto.

“Fraturas, luxações, lesões são alguns dos problemas físicos relacionados aos ossos e cartilagem que são casos para os ortopedistas. Já o reumatologista é responsável pelas indicações médicas de problemas inflamatórios das articulações e tecidos, como artrose, artrite, fibromialgia, entre outras”, explica o ortopedista, Dr. Henri Olivier (CRM 6227 SC – RQE 2708).

A dificuldade em saber qual profissional consultar, está com o paciente de identificar se a dor é por causas ortopédicas ou reumatológicas.

“O ortopedista atua mais nas doenças degenerativas articulares como artrose, onde possivelmente necessitará de cirurgias futuras de artroplastia, bem como nas lesões com rupturas tendinosas, nas lesões meniscais e em ligamentares de joelho. Nas dores relacionadas a coluna vertebral, o ortopedista será a primeira escolha, mas caso esta esteja relacionada a etiologia inflamatória, como na espondilite anquilosante, o reumatologista seguirá no controle da doença”, completa.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Provida