Todos os eventos da 13ª Gemüse Fest ocorrerão no pavilhão da festa, na praça central da cidade. Durante toda a programação haverão competições típicas, muita gastronomia, música e chopp! - Foto:Mariza Vandresen/Prefeitura de Santa Rosa de Lima/Notisul
Todos os eventos da 13ª Gemüse Fest ocorrerão no pavilhão da festa, na praça central da cidade. Durante toda a programação haverão competições típicas, muita gastronomia, música e chopp! - Foto:Mariza Vandresen/Prefeitura de Santa Rosa de Lima/Notisul

 

Tubarão
 
De origem germânica, o gemüse é a mais tradicional comida na gastronomia do Território das Encostas da Serra Geral. O prato, a base de batatas, couve e defumados de suíno, dá o nome a festa que reúne, a cada dois anos, sempre em maio, os descendentes dos primeiros colonizadores alemães.
 
A 13ª edição da Gemüse Fest também terá uma momento mais do que especial. O lançamento do livro “Santa Rosa de Lima – História e memória: da colonização à emancipação” promete encher muitos olhos de lágrimas.
 
A obra, assinada pelo jornalista Álvaro Dalmagro, é peça integrante da comemoração dos 50 anos da cidade. No livro está o relato detalhado da colonização até a emancipação. São 224 páginas em cores, nas quais estão registras a memória da população.
 
Todo o livro é contado pelos próprios moradores, cuja história, tanto a deles mesmos quanto a da cidade, ainda é muito viva na memória até das crianças. “São relatos impressionantes que vão emocionar o leitor, assim como me emocionaram”, adianta Álvaro. 
 
A iniciativa da prefeitura teve também o envolvimento da secretaria de turismo, esporte e cultura do estado e da Amurel. “Tenho certeza que a população vai sentir-se orgulhosa”, prevê o prefeito Celso Heidemann, ao antecipar que o segundo livro, com a história da emancipação até os dias atuais, já é pensado.
 
 
Programa-se
 
Sexta-feira
19h30min – Cerimonial de abertura da 13ª Gemüse Fest, com a sangria do primeiro barril de chopp e a apresentação do hino municipal.
20 horas – Noite gastronômica e música ao vivo com banda germânica de Blumenau.
 
Sábado
8h30min – Cavalgada na sede da Associação de Cavaleiros das Encostas da Serra Geral (Acesg).
• 9h30min – Missa em homenagem às mães.
• 10h30min – Abertura da feira de produtos locais e coloniais.
• 12h30min – Almoço típico com violeiros da ilha.
• 14 horas – Tarde cultural, com apresentação de grupos de dança e baile da melhor idade, com a banda germânica.
• 22 horas – Baile do chopp, com a banda Cavalinho, de Blumenau.
• Eliminatórias do concurso de chopp em metro.
 
Domingo
• 9 horas – Desfile de resgate da história da colonização alemã, com a presença do Triciclo Brigue Luiza e narrado pelo jornalista e apresentador Mario Motta, com comentários de Cleiton Kurtz, criador do personagem Wilmutt. 
• 12 horas – Almoço típico colonial, com o tradicional gemüse e homenagem às mães.
• 14 horas – Show com a banda germânica de Blumenau e final do concurso de chopp em metro. Escolha da Rainha e das Princesas que reinarão até a Gemüse Fest de 2014.
• 17 horas – Baile com Os Sócios.