O desafio da pessoa idosa e cuidados de enfermagem em gerontologia será o tema do seminário, que ocorrerá no próximo dia 28, a partir das 14h, na Casa de Repouso Bem Viver, na rua Jaime de Bona Soratto, 147, no bairro São João Margem Esquerda, em Tubarão. O publico -alvo da iniciativa são os cuidadores de idosos, pessoas da área da saúde e aqueles que cuida dos seus familiares. As inscrições podem ser feitas por meio do número (48) 99674-4862 com Raul Ricken de Oliveira.

De acordo com o enfermeiro Raul, o objetivo é reforçar as ações de proteção e saúde do idoso. Segundo ele, o impacto social mais esperado para o idoso é a melhoria da condição de sociabilidade no seio da família e da comunidade. ” A política de envelhecimento e a saúde dos idosos devem ser vistas de maneira interdisciplinar”, enfatiza.

A inscrição para o evento será um quilo de alimento não perecível. O envelhecimento populacional é considerado um fenômeno mundial. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 o Brasil possuía 26 milhões de pessoas acima de 60 anos. Em 2027, esse número pode chegar a aproximadamente 27 milhões de pessoas idosas.

No âmbito do SUS, a Política de Atenção ao Idoso  busca garantir atenção integral à Saúde da população idosa,  enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o  protagonismo das pessoas idosas. São diretrizes para a atenção  integral à saúde do idoso a promoção do envelhecimento ativo e  saudável; a manutenção e reabilitação da capacidade funcional; e o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

Proclamada pela ONU em dezembro de 2020 e alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 é a principal estratégia atual para alcançar e apoiar ações para enfrentar os desafios do envelhecimento da população e garantir o desenvolvimento sustentável nas Américas. A Década é uma oportunidade única para fortalecer os esforços e para reunir líderes, organizações e diferentes partes interessadas para trabalharem juntos para o objetivo principal da Década, que é melhorar a vida das pessoas idosas, de suas famílias e de suas comunidades.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul