As Olimpíadas de Tóquio 2020 decorrem até ao dia 8 de agosto de 2021. Aproveitamos a data para ir aos arquivos e deixar-lhe algumas curiosidades sobre as participações brasileiras nas Olimpíadas, ao longo dos anos.

Estes fatos e curiosidades podem ser encontrados em qualquer página esportiva, que mantenha estatísticas e históricos e onde poderá inclusive obter um código bônus para um leque de modalidades esportivas.

Sabia que a primeira edição das Olimpíadas modernas aconteceu na Grécia, em 1896? O Brasil viria a participar, pela primeira vez, na 12ª edição dos Jogos, realizada na Bélgica, em 1920. Curiosamente, e à semelhança de Tóquio 2020, essas Olimpíadas tinham sido adiadas, já que estavam programadas para acontecer em 1916. Acontecimento que a trágica I Guerra Mundial não permitiu.

Na estreia do Brasil nas Olimpíadas, três medalhas foram conquistadas: uma de ouro, pelo atirador Guilherme Paraense; uma de prata, pelo esportista Afrânio da Costa e uma de bronze, por equipes. As três na categoria de tiro, modalidade pistola rápida.

Em 1924, o Brasil participou nas Olimpíadas de Paris, com a mais pequena delegação de sempre: 11 atletas nas modalidades de tiro, atletismo e remo. Já em 1948, as Olimpíadas de Londres, após doze anos de interrupção devido à II Guerra Mundial, o Brasil arrecada mais uma medalha de bronze, desta feita pelo time de basquete masculino.

Desde então o país tem somado vitórias e conquistado medalhas em várias modalidades esportivas. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o Brasil, então com uma delegação de 205 atletas, não trouxe para casa nenhuma medalha de ouro.

Destaque para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, com a maior comitiva de sempre, com 465 atletas e um total de 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze, obtendo a melhor qualificação de sempre. O Brasil somava, em 2016, 129 medalhas olímpicas no total, divididas em 30 medalhas de ouro, 36 de prata e 63 de bronze.

As expectativas são, portanto, altas, para os Jogos que agora decorrem. Lembrar que as Olimpíadas de Tóquio 2020 contam com a presença de 304 atletas brasileiros. Na página oficial do Comité Olímpico Internacional, poderá descobrir estas e outras curiosidades.

No que diz respeito às Olimpíadas de Inverno, o Brasil participou na primeira edição, em Albertville, realizada em 1992. Desde então, o país tem participado nas Olimpíadas de Inverno, mas nunca venceu nenhuma medalha.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul