‘Nunca vendi uma cópia’, diz autor de livro em branco sobre Bolsonaro

Viralizou nas redes sociais uma postagem sobre o livro “Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?”, disponibilizado no site da Amazon por R$ 39,64. Isso porque o título recebeu quase 200 reclamações: a publicação conta com duas páginas de texto e 188 laudas em branco.

O autor da obra é estudante de Literatura e Estudos Culturais na Georgetown University. O gaúcho Willyam Thums tem 30 anos, vive em Washinton DC, e diz que foi pego de surpresa com os comentários sobre seu livro. “Eu fiz esse livro do Bolsonaro como uma sátira, mas esses comentários são até caluniosos, porque ninguém nunca comprou o livro”, diz o autor.

Willyam publicou o livro na página da Amazon em março e diz que o tirou do ar logo depois. No momento em que a página com as revisões viralizou o conteúdo constava como indisponível. “Nunca recebeu nenhum pedido (o livro), nem eu tenho”, afirma.

Um comentário que consta como ‘compra verificada’ no dia 4 de junho alerta sobre o conteúdo do livro. O suposto comprador diz que adquiriu a obra para pesquisa de doutorado e acusou o escritor de enganar o leitor. “Ironia política do autor”, diz a revisão.

O escritor, no entanto, diz que nunca recebeu recibo desta compra. A repercussão repentina assustou e divertiu o autor do livro de páginas em branco. “É muito divertido esse tanto de acesso e tanto fluxo de uma coisa que ninguém leu. As pessoas estão fazendo comentário e revisão de um livro que foi retirado em março”, comenta.

A maior parte dos comentários data desta quarta-feira, logo após divulgação em uma página do Facebook. Na página da Amazon, há um aviso: “ATENÇÃO: [Livro Sátira] Este livro possui apenas 2 páginas escritas e 188 páginas em branco”. O texto, no entanto, não foi incluído pelo autor. 

Sobre as páginas em branco, Willyam é sucinto: “É uma sátira e uma ideia que deixa aberta ao leitor, faz uma pergunta que não tem resposta, porque é ambígua. A resposta sobre a pergunta do livro são as páginas em branco, então você interpreta como quiser”, responde rindo o autor ao ser questionado sobre qual seria sua própria resposta à pergunta que propõe no título.

O texto que antecede as páginas também é direto: “Este livro, resultado de incansáveis horas de trabalho, oferece um viés exclusivamente imparcial sobre os inegáveis méritos do Presidente Jair Bolsonaro como figura mais importante, respeitável e digna do Brasil contemporâneo. Cabe ao leitor, após análise crítica e minuciosa, refletir sobre as falsas acusações fabricadas física e virtualmente sobre o insigne Chefe de Estado brasileiro – exemplo maior das qualidades que o nosso grandioso e forte Brasil tem a oferecer. Mais que somente o título deste livro, proponho que você, célebre leitor, responda: Por que Bolsonaro merece respeito, confiança & dignidade?”.

Procurada, a Amazon afirmou que não vai comentar e que os clientes podem devolver qualquer produto comprado em até 30 dias. Não confirmou se de fato o livro foi vendido, nem quando foi tirado do ar.