Em uma nova atualização da situação nacional dos casos de coronavírus do Brasil, o Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (6/2), que o número de casos suspeitos do novo vírus no país voltou a cair. De acordo com a última atualização, nove casos ainda são investigados como suspeitos. O Brasil continua sem casos confirmados de coronavírus.

 

A atualização dos números foi feita durante a reunião do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, com os secretários de Saúde dos estados e capitais de todo o país para tratar sobre a situação do novo coronavírus da China. A reunião acontece na sede do escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial em Saúde (OMS), em Brasília. 

Outros 24 casos já foram descartados. A maioria se encaixou no diagnóstico de Influenza B e Influenza A. Outros foram diagnosticados como Rhinovírus e Adenovírus. Na última terça-feira (4/2), o ministro da Saúde publicou no Diário Oficial da União a portaria que decreta estado de emergência de saúde pública de importância nacional mesmo sem ter casos confirmados no Brasil. Mandetta afirmou que a medida foi tomada por “fins administrativos”. 

 De acordo com o texto publicado no DOU, a portaria considera “a necessidade de se estabelecer um plano de resposta a esse evento” e também a necessidade de estabelecer uma “estratégia de acompanhamento aos nacionais e estrangeiros que ingressarem no país e que se enquadrarem nas definições de suspeitos e confirmados pelo novo coronavírus”.