Máximas devem se aproximar de até 36°C nas regiões Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste.

Segundo a previsão da Defesa Civil Estadual, a partir da tarde desta a atuação de novas áreas de instabilidades combinadas com aumento de umidade do ar devem favorecer temporais isolados, principalmente para a região do Litoral Sul.

————————————————————

AVISO – EPAGRI

Atenção: temporais localizados com granizo

Início: 29/10/2019 às 13:00h

Fim: 30/10/2019 às 23:59h

Regiões:todas, mas de forma mal distribuída.

Previsão: pancadas de chuva, localmente forte, com raios. Risco de temporais localizados com granizo e ventania (rajadas próximas e acima de 60 km/h), na tarde e noite desta terça e na quarta-feira.

Sistema: convecção isolada, associada ao forte aquecimento e a um cavado (área alongada de baixa pressão) entre o RS e SC.

——————————————————–

AVISO DEFESA CIVIL ESTADUAL:

ATUALIZAÇÃO OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – TEMPORAIS NESTA QUARTA-FEIRA (30/10)

Início: 30/10/2019 às 15:00.

Fim: 30/10/2019 às 23:59.

Previsão: Na tarde desta quarta-feira (30), a atuação de novas áreas de instabilidade combinadas com o calor intenso e aumento da umidade do ar devem favorecer temporais isolados principalmente nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul e Grd. Florianópolis.  A previsão é de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo.  Apesar desta condição, algumas áreas podem passar sem o registro de temporal por ele ocorrer de forma isolada nestas regiões.

Recomendações: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

———————————————–

CLIMATEMPO:

Um sistema de baixa pressão atmosférica, na altura da costa do Rio Grande do Sul, associado ao calor e a alta umidade que vem do Norte do Brasil e a outra área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai vão causar bastante chuva na Região Sul nesta quarta-feira, 30 de outubro.

O litoral sul do Rio Grande do Sul e a região da Campanha vão ter um dia nublado e chuvoso. A previsão para a região de Santa Maria, Porto Alegre e Uruguaiana é de chuva a qualquer hora, mas o sol ainda vai aparecer entre muitas nuvens em alguns momentos. 

Nas demais áreas do estado gaúcho, em Santa Catarina e no centro-leste e sul do Paraná, incluindo Florianópolis e Curitiba, a previsão é de um dia com sol e pancadas de chuva entre entre a tarde e a noite, mas de forma localizada. Não deve chover no noroeste do Paraná.