Foto: Reprodução internet.

Os 10 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 ficarão no Hospital de Laguna e estarão disponíveis a partir do começo de agosto, após a reestruturação do espaço físico. A reforma do hospital deve ser finalizada em 29 de julho.

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal. Caso haja necessidade de algum equipamento para a estruturação da unidade, a Secretaria de Estado da Saúde também fornecerá.

“O Governo do Estado está conversando com o município desde março, e agora chegamos a um prazo. O próprio hospital se manifesta com a possibilidade de abrir novos leitos a partir do início de agosto. O Estado ofertou equipamentos, se eles forem necessários , além de interceder pela habilitação”, disse o secretário de Estado da Saúde, André Ribeiro.

O prefeito de Laguna, Mauro Candemil e representantes do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos estiveram hoje com o secretário de saúde do Estado para definir os detalhes.

As autoridades também discutiram a necessidade de um envolvimento da sociedade local para garantir que a UTI siga em funcionamento após a pandemia. Inicialmente, foi pactuado que o seu funcionamento está garantido até o fim deste ano.

Ontem os prefeitos dos Municípios de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, Grão-Pará, Márcio Borba Blasius, e de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, estiveram com o secretário de Estado da Saúde, André Ribeiro, para agilizar a solicitação e tiveram a confirmação da liberação ainda esta semana. Só faltava encontrar um hospital disponível.