#Pracegover Na foto, pessoas caminhando em uma sala cheia de móveis
Foto: Assessoria de imprensa prefeitura de Tubarão

Novo Centro de Atendimento ao Cidadão, com mais de 200 serviços em um único lugar e, com uma estrutura dinâmica e confortável, o Facilita Tubarão foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (3) aos vereadores, pela manhã, e aos profissionais da imprensa, na parte da tarde. O novo local de relacionamento entre município e cidadão está operando parcialmente, e deve entrar em funcionamento integral nas próximas semanas.

Como forma de manter os protocolos de segurança para enfrentamento da Covid-19, a apresentação foi dividida em dois grupos. Pela manhã, o prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Fazenda Raphael Bianchini receberam os vereadores e apresentaram toda a estrutura de atendimento ao público no térreo e também o segundo andar onde ficam as secretarias de Fazenda, de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e também de Urbanismo.

Na parte da tarde foi a vez dos profissionais de imprensa conhecerem o espaço localizado entre as avenidas Marcolino Martins Cabral e Marechal Deodoro, em Oficinas. Coube ao secretário Raphael Bianchini fazer uma apresentação técnica sobre o Facilita Tubarão, desde a concepção através de um modelo implantado na cidade de Palmas (TO), até o modelo inédito de locação que inclui mobiliário e manutenção do imóvel.

“Foi um investimento de R$ 4,5 milhões do proprietário do imóvel no qual a prefeitura não teve de investir nada, somente os custos do aluguel. Recebemos tudo novo, um modelo de locação diferente mas que é muito vantajoso para o município”, destaca Raphael.

Para o vice-prefeito Caio Tokarski, a chegada do Facilita Tubarão representa um marco na história da administração pública do município e honra a promessa de aproximar a prefeitura do bairro Oficinas.

“Esse instrumento de atendimento ao público ficará registrado na história como uma grande iniciativa da prefeitura. A população paga muitos impostos, mas nem sempre tem o retorno que merece, também tem o direito de ter um atendimento diferenciado em um lugar confortável. E estamos apresentando essa nova realidade em Oficinas, que era um antigo compromisso nosso”, lembra o vice-prefeito.

O prefeito Joares Ponticelli lembrou que unificar diversos serviços em um único lugar trouxe resultados positivos e imediatos tanto para a população quanto para o município. A antiga estrutura da Saúde, com policlínica, farmácia básica e outros serviços em imóveis inadequados e espalhados em várias partes da cidade, hoje está concentrada em um só moderno e confortável espaço no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita.

“Trabalhamos há mais de um ano nesse projeto, pois nossa preocupação era melhorar o relacionamento e atendimento com o cidadão. Em 2011 Tubarão iniciou um processo com a implantação da central de atendimento ao cidadão que nós precisávamos avançar. Buscamos experiências em Palmas (TO) e outras cidades onde esses serviços foram ampliados e melhorados a condição de atendimento ao cidadão e dando mais resolutividade em um só local, oferecendo condições de fluxos mais rápidos para poder atender as demandas do cidadão. E não só os serviços da municipalidade, mas também de órgãos do governo Estadual e Federal, pois com isso ampliamos a possibilidade de atendimento ao cidadão em um só local”, explica o prefeito Joares.

Nas últimas duas semanas o Facilita Tubarão já recebeu a visita do prefeito Orvino Coelho de Ávila, de São José, Vicente Correa Costa, de Capivari de Baixo, e do superintendente regional do Trabalho em Santa Catarina, Ricardo Oliveira. Também já fizeram contato para agendamento de visita gestores de Porto Velho (RO), Pomerode (SC), Vargem Grande (MT) e Cachoeirinha (RS).

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