Rafael Andrade
Tubarão

A partir deste sábado o leitor do Notisul ficará ainda mais informado com as novidades, os bastidores e os jogos da seleção brasileira na África do Sul. O jornalista Paulo Garcia, 55 anos, estreia uma coluna dedicada a Copa do Mundo, escrita diariamente direto da capital Joanesburgo.

“Será um espaço voltado para o torcedor. Vou procurar personagens de Santa Catarina, com foco em moradores de Tubarão e região. Eles que deixarão o leitor ainda mais atentos à competição. Quero que estes personagens transmitam as suas sensações ao leitor, como também estivesse no palco da Copa do Mundo”, antecipa Paulo.

O novo colunista sempre atuou em jornalismo esportivo – são 32 anos dedicados à profissão – e já cobriu outros dois mundiais – o da Itália, em 1990, e da França, em 1998. Paulo trabalha há 27 anos na Rádio Tubá, a mais tradicional da cidade. Ele também transmitirá os jogos e flashes para a emissora tubaronense e à Rádio Difusora, de Curitiba.
Além de experiências em Mundiais, Paulo cobriu as eliminatórias de 1997 e 2001. Também acompanhou o Tubarão Futebol Clube em uma excursão na Alemanha, em 1998, e uma partida amistosa da Seleção Catarinense contra o Uruguai, em Montevidéu, em 2002.

Além das experiências internacionais, Paulo já cobriu jogos pelo Campeonatos Brasileiro, Copa do Brasil e Taça Libertadores em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal. “A partida mais emocionante foi quando o Tubarão venceu o Cruzeiro, no Mineirão, em 2002, pela Copa Sul-Minas. O Peixe aplicou 2 a 1 na Raposa, mas não se classificou por um gol de saldo, que foi ‘arrumado’ para o Atlético Mineiro, no tapetão”, lembra Paulo.
Antes de viajar à África, Paulo acompanha o Brasil nos treinamentos no CT do Cajú, em Curitiba, a partir do dia 26 deste mês. Lá, a seleção ficará por cinco dias, antes de embarcar para Joanesburgo.