Wagner da Silva
São Ludgero

Dois projetos importantes devem ir para a primeira votação na câmara de vereadores de São Ludgero, na próxima segunda-feira. Se aprovados, poderão mudar ‘a cara’ do município e também as repartições públicas.
O primeiro trata da poluição visual. De autoria do vereador José Morgan Mattei (PSDB), o Caca Povão (foto), o projeto de lei nº 06/2009 proíbe a veiculação, distribuição e afixação de material publicitário com fins comerciais, artísticos e culturais em postes, muros e prédios públicos. A regra também proibirá a distribuição de material específico nas ruas da cidade.
“A quantidade de panfletos distribuídos e colados em muros ou prédios é muito grande. Isto desvaloriza a cidade e incomoda as pessoas”, argumenta o vereador. Já o Projeto de Lei nº 07/2009, também assinado por Caca Povão, proíbe o uso de cigarro em repartições e veículos públicos. “Acredito que isto seja uma questão de respeito em relação às demais pessoas que não têm este hábito. E o prefeito (Ademir Gesing – PMDB) é o primeiro que deve dar o exemplo”, sugere.
Para se tornarem leis, os projetos precisam ser aprovados na próxima segunda-feira e depois em outra votação na câmara. Depois, a matéria é enviada para sanção do prefeito. O passo seguinte é a publicação. Aí sim a regra passa a valer.