Das antigas instalações da Escola de Educação Básica Visconde de Mauá começam a surgir as primeiras estruturas do novo Centro de Educação Infantil (CEI) que funcionará no local. As obras de revitalização foram iniciadas no último mês e do investimento de R$ R$ 2.011.000,00 da prefeitura vai surgir um dos prédios públicos mais bonitos do bairro Oficinas.

A criação de uma nova escola infantil precisou, inicialmente, passar por um processo de cessão do Governo do Estado para a prefeitura, em julho de 2017. Depois, vieram a elaboração de um projeto de readequação do local e o processo de licitação vencido pela Prosud Construções.

Nesta terça-feira (30), o prefeito Joares Ponticelli; o vice-prefeito Caio Tokarski; a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Adriana Mariano; o secretário de Desenvolvimento Econômio Giovani Bernardo e o secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento Marcone Joaquim de Oliveira, foram ao canteiro de obras observar o andamento do projeto. Para o prefeito a obra representa uma nova página na educação.

“Fiquei feliz com o ritmo acelerado das obras, vai ser um dos prédios educacionais mais bonitos do bairro Oficinas. Durante décadas o Mauá cumpriu com a missão de escola de Ensino Fundamental e Médio, e agora, em um novo tempo, atenderá 230 crianças em período integral em excelente qualidade de educação”, ressalta.

Até chegar o momento de levantar as primeiras estruturas foi necessário retirar as coberturas, e demolir pavimentos, paredes e banheiros. Como as antigas instalações eram destinadas ao ensino de adolescentes, era preciso promover adequações para que o novo espaço possa receber crianças do Ensino Infantil.

As caixarias de madeira para as estruturas de concreto armado que darão sustentação à cobertura foram montadas em boa parte do complexo. As estruturas metálicas para os novos telhados também estão em fase de produção fora do canteiro de obras.

Uma inovação no futuro CEI será um acesso de veículos para embarque e desembarque de alunos, em formato de meia-lua, semelhante ao existente na portaria de alguns hotéis e clubes.