Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, Nova Veneza recebe turistas diariamente e uma de suas principais atrações é a gôndola, peça vinda diretamente de Veneza, na Itália. A embarcação, no entanto, fica “estacionada” no lago da Praça Humberto Bortoluzzi, mas um projeto da Prefeitura pretende alterar esse cenário.

A intenção da Administração Municipal é construir um canal para que a gôndola possa se deslocar e oferecer passeios aos visitantes de Nova Veneza. Para levar a proposta adiante, moradores e empresários do entorno da praça se reuniram ontem com o prefeito Rogério Frigo, que apresentou a ideia.

“Hoje (ontem) foi o ponto inicial do projeto que estamos discutindo. Precisávamos da autorização dos moradores e dos donos dos empreendimentos e aproveitamos que já iríamos nos reunir para falar das obras na Rua Nicolau Pederneiras e apresentamos essa proposta”, comenta Frigo.

“E a ideia foi muito bem recebida. Não ouvimos nenhum morador ou empresário se manifestar contrário, muito pelo contrário, todos se manifestaram de forma positiva e nos deram a liberdade para iniciar o projeto e posteriormente fazer uma nova apresentação à comunidade”, acrescenta o prefeito.

Trajeto definido 

A partir do sinal afirmativo dos proprietários, a Prefeitura agora vai contratar uma empresa para elaborar o projeto da obra. O desenho definitivo ainda levará alguns meses para ficar pronto e ser aprovado, mas o trajeto já foi idealizado.

“O que nós pensamos é de o canal partir do restaurante Casa do Chico e seguir em frente pela Rua Nicolau Pederneiras até o ponto onde antes havia um posto de gasolina. A gôndola vai e volta, é um canal no meio da rua”, explica o prefeito. “E nós vamos fazer toda a parte de embelezamento, com cerca de segurança, passagem de um lado para o outro, com a construção de uma ponte ou uma passarela”, complementa.

O trecho tem aproximadamente 400 metros. “O que nós consideramos como excelente para um trajeto de ida e volta”, avalia. “Se der certo, nós fecharemos com chave de ouro a questão do turismo em Nova Veneza”, projeta o prefeito. 

Rua Coberta

Outro projeto que já está em execução na Rua Nicolau Pederneiras é o da Rua Coberta. O cronograma das obras foi apresentado na mesma reunião para que os moradores fiquem inteirados do andamento dos trabalhos e dos possíveis transtornos temporários que serão causados.

A estrutura será de policarbonato transparente e cobrirá um trecho de 55 metros de comprimento. Com um investimento de R$ 434 mil, a Prefeitura providenciará, ainda, a repavimentação da via com paver. 

“A Rua Coberta está em execução e a previsão é de que ela seja entregue em maio, quinze dias antes da Festa da Gastronomia Típica Italiana”, comenta Frigo.