A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), comunica a chegada de mais três mil testes rápidos para a detecção da Covid-19 no município. As unidades chegaram nesta terça-feira (23) e a testagem deve ocorrer assim que possível.

Médicos, técnicos e o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol, determinam, com base em uma série de critérios, por meio dos cadastros dos pacientes acompanhados pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde – COEMS, como essa ação deve acontecer.

De acordo com a coordenadora do setor de planejamento em saúde, Simone Hoffmann, a expectativa é adquirir mais testes. “Pretendemos adquirir, pelo menos, mais três mil testes, porque a expectativa é testar, no mínimo, 10% dos tubaronenses. Abriremos um processo de licitação, para otimizar os recursos públicos, já que o exame está sendo encontrado com mais facilidade agora, o que antes não tínhamos”.

Os testes foram comprados com recursos vinculados oriundos do Ministério da Saúde, especificamente para o combate à Covid-19. No total, foram investidos R$ 246.000,00 na compra destes, onde cada teste teve um custo de R$ 82,90.

Todos os testes adquiridos passam pelo crivo da equipe técnica municipal e somente são adquiridos mediante comprovação de registro na ANVISA, órgão fiscalizador e regulamentador que exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à Vigilância Sanitária.