A diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Adriana Mariano Rosa, e a diretora de Alimentação Escolar, Gabriela Jeremias, conferiram nesta segunda-feira (14) a montagem dos kits de alimentação escolar com gêneros provenientes da agricultura familiar.

Os kits da agricultura familiar serão disponibilizados junto com os de alimentos não perecíveis, nesta quarta-feira (16), quando a prefeitura fará a entrega da décima remessa. Para receberem os kits, foram estabelecidos critérios pelo Decreto n° 5073/2020, de 07 de maio de 2020.

De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Gabriela Jeremias, nessa entrega foi dada prioridade aos alimentos oriundos da agricultura familiar. “Dessa forma, vamos fornecer alimentos mais frescos e mais saudáveis e, assim, suprir as necessidades nutricionais dos nossos alunos nesse período de alta de casos de Covid-19”, ressalta.

O kit da agricultura nesse mês será composto por: batata inglesa, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, banana, maçã, laranja, ovos e frango. A compra dos kits é feita com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme Artigo 2º, da Resolução nº 02 de 2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Pelo menos 30% do recurso são destinados para a aquisição de produtos da agricultura familiar. O valor investido em kits da agricultura familiar, durante esse ano, foi de, aproximadamente, R$ 281.433,78, de maio a dezembro.

A oferta dos alimentos obedece ao disposto na Lei n° 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas, em razão da situação de emergência, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE aos estudantes das escolas municipais.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul