Zahyra Mattar
Tubarão

Chega a 80 o número total de casos suspeitos de nova gripe na Amurel. O dado reflete a quantidade de exames colhidos na região desde maio, quando a pandemia começou a se espalhar pelo mundo. Em Tubarão, desde junho, quando o primeiro caso foi confirmado (em uma mulher), 60 pessoas apresentaram os sintomas que podem ser os da nova gripe.

Sábado, quatro coletas de material foram feitas: três em Tubarão e uma em Imbituba. Ontem, foram 11. Destes, dois são de Laguna e nove de Tubarão. Do total de atendimentos no fim de semana (15), três tubaronenses estão internados.

Do total de casos registrados na Cidade Azul (60), 55 ainda aguardam exames, três morreram, um foi confirmado e outro descartado. Ainda, das três mortes suspeitas, nenhuma teve confirmação, ou não. Na Amurel, do total de casos desde o começo da pandemia (80 – somatório dos casos suspeitos, óbitos, confirmados e descartados), apenas quatro foram oficialmente descartados, entre eles uma morte em Gravatal. Todos os outros (72) aguardam o resultado dos exames.

Extraoficialmente, um dos casos mais graves de Tubarão foi descartado. Trata-se de um homem de 34 anos, internado na UTI do Hospital Socimed com pneumonia dupla. Porém, como o exame feito no laboratório Santa Catarina não é considerado pelas autoridades públicas de saúde, ele ainda integra a estatística.