Pilares do deck central - na margem direita - foram concretados no fim da semana passada  -  Foto:Rafael Andrade/Notisul
Pilares do deck central - na margem direita - foram concretados no fim da semana passada - Foto:Rafael Andrade/Notisul

Tubarão

Poucos moradores no estado têm a chance de compartilhar o seu dia a dia com um rio, ainda mais um com a imponência do Tubarão, um dos maiores do Sul do país, com 120 quilômetros. Nasce nas encostas da Serra Geral, em Lauro Müller, na microrregião de Criciúma, e tem foz na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. Tem área total de 4.728 km². A maior população ribeirinha fica no município que tem o mesmo nome. É são estes moradores, além de turistas, que aproveitarão a vista de decks projetados para as suas duas margens no perímetro urbano da Cidade Azul.

“É um projeto audacioso e que vai ficar na história. Precisamos notar – com olhar mais sensível – o nosso rio, que ajuda a desenvolver em sua volta a nossa querida cidade”, ressalta o prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti. O mandatário está ansioso em inaugurar o primeiro deck construído bem próximo à Ponte Nereu Ramos. A concretagem dos pilares foi feita no fim da semana passada. As madeiras, todas tratadas, serão posicionadas nos próximos dias. A empresa Versati Construtora, que venceu a licitação, executa a obra. “Esses decks possibilitarão uma visão espetacular! É um complemento do Parque Linear, também em curso nos trabalhos”, informa o prefeito.

O Parque, que já chega às proximidades da esquina da rua dos Ferroviários, no bairro Oficinas, está com a primeira parte quase concluída. As luminárias instaladas serão acesas amanhã. “Além de proporcionar mais segurança, temos um verdadeiro ponto turístico e atrativo em nosso município”, avalia o contador e corredor amador, João Silvério Pedroso, que caminha à beira-rio há mais de 20 anos.