No País: Escola adota o ‘Dia de Quem Cuida de Mim’

A ideia da escola Estadual Professor Alvino Bittencourt, na Chácara Califórnia, em São Paulo, é acolhimento e respeito a todos, já que muitas crianças não têm um dos pais e ficam constrangidas e tristes nesses dias.

Na prática, o colégio só trocou o nome da celebração tradicional e há cinco anos criou no calendário dois dias anuais especiais para homenagear os homens ou mulheres que cuidam das crianças – isso também acolhe as diferentes constituições familiares.

“Percebíamos que com a chegada das tradicionais celebrações familiares aqueles alunos que não têm mais mãe ou pai, ou que não podem conviver com eles, ficavam muito tristes por não ter nenhum dos dois na plateia. Então trocamos para o Dia de Quem Cuida de Mim e todos se sentem integrados, as crianças estão mais confiantes”, conta a vice-diretora Simone Lopes Guidorizzi.

A escola tem cerca de 400 alunos, com idade entre 6 e 10 anos. O “Dia de Quem Cuida” é uma festa aberta a todos, pais e mães, avós, avôs, irmãs, irmãos, tios, tias ou quem a criança desejar convidar.