#Pracegover foto: na imagem há uma mulher de roupa preta
#Pracegover foto: na imagem há uma mulher de roupa preta

A servidora pública Janaina Ramos Lopes, de 43 anos, vai se desfazer do único veículo que tem. Ela utilizava o carro antes de ficar acamada para se deslocar diariamente ao trabalho. O Peugeot 207, modelo 2011/2012, na cor prata é o prêmio de uma rifa criada pelo mulher e seus familiares para ajudar em seu tratamento de saúde. Ela foi diagnosticada com neuromielite óptica, uma doença rara autoimune.

A irmã de Janaina, Mirela Ramos Lopes, conta que a moradora da Cidade das Praias está há mais de um ano acamada e que precisa de cuidados diários. Além de Mirela, o esposo e a filha de Janaina se revezam nos cuidados. “A Janaína está rifando o carro dela pra custear as despesas. Ela faz fisioterapia quase que diariamente e a prefeitura só paga uma sessão por semana. Minha irmã também faz fonoterapia particular, o município não disponibiliza o profissional fonoaudiólogo”, explica.

Os atendimentos são feitos na residência e como a mulher é acamada, os custos saem um pouco mais caro. “Mas graças a esses tratamentos ela tem alcançado uma melhora na parte motora. Não podemos parar o tratamento. Ela conseguiu na prefeitura o leite, mas não a suplementação que tem um custo caro também”, conta.

Há poucos dias chegou na casa de Janaina a carta da aposentadoria por invalidez, ela se aposentou com R$ 1.045 e um acréscimo de R$ 260. “Já ajuda nas despesas, mas infelizmente não supre todas as necessidades dela . Como marido não pode trabalhar, pois ela necessita de cuidados 24h, ele cuida dela. Então além dás despesas que ela tem com tratamento esse dinheiro é a única renda para o sustento da casa. Entre despesas de remédios contas da casa, energia, água e alimentação. Esse valor paga 20% das despesas mensal dela”, pontua.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul