O prefeito de Imbituba e presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Rosenvaldo da Silva Júnior, por meio de uma live, atualizou hoje (8) no fim da tarde os números de Covid-19 no município e falou sobre as ações que são realizadas no combate à pandemia.

Conforme o prefeito, atualmente são 29 casos confirmados na cidade. Há um paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, oito pacientes suspeitos, quatro monitorados e 20 recuperados.

“A boa notícia é que apesar de terem sido registrados novos casos no início da semana, nos últimos três dias isso não ocorreu. Outra boa notícia é que nesta sexta-feira foi a primeira tarde que não tivemos coletas para serem encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ou seja, nenhum paciente”.

Segundo Rosenvaldo, isso é o resultado do trabalho que vem sendo feito com orientações constantes para que as pessoas usem máscaras, evitem sair de casa e tomem todas as medidas de higiene. “Sabemos da necessidade de muitos, mas se não for necessário, não saía, para continuarmos com bons números”.

Nesta semana ocorreu uma assembleia com os gestores de abrangência da Amurel para atualização dos números do coronavírus. “Apesar da evolução nos números de casos nas cidades, não temos pioras nas internações, continuamos com menos de 55% de taxa de ocupação nos leitos da Amurel, assim como no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão”.

O trabalho está resultando positivamente. “Mas não são números para relaxarmos, é importante seguirmos todas as orientações para não perdermos o controle”

Ontem e hoje (8), uma equipe da Saúde visitou o bairro Nova Brasília, onde concentra o maior número de casos. Os profissionais prestaram orientações no comércio e nas residências e distribuíram máscaras.

A partir da próxima terça-feira estará em funcionamento a tenda de atendimento no Hospital São Camilo. “Para evitar aglomeração no setor de emergência, vamos fazer as coletas nas tendas”.

Decreto é editado para medição da febre
Rosenvaldo informou que um decreto foi editado nesta semana para aumentar a prevenção e diminuir o risco. No locais de maior aglomeração, como bancos e empresas, terá que ser feita a medição da febre. “Muitos empresários nos procuraram para falar da dificuldade de conseguir os aparelhos, os termômetros. Então estamos estamos prorrogando o prazo para que essa obrigação seja cumprida até o dia 18 deste mês”.

O prefeito deu uma recomendação para o próximo domingo, Dia das Mães. “Os beijos e abraços podem ser a distância ou pela Internet, quem ama protege, principalmente as mães idosas que têm mais risco”.

Campanha da vacina da gripe
O Dia D, que seria realizado amanhã, foi cancelado por determinação do governo do estado. Devido a isso, a campanha será prorrogada até o dia 5 de junho. A partir de segunda-feira, os postos atenderão das 8 às 12h e das 13 às 17h para a vacinação.