#ParaTodosVerem Na foto, o símbolo da justiça: uma mulher vendada segura uma balança
- Foto ilustrativa | Divulgação

Em ritmo de mutirão, algumas comarcas do Sul do Estado farão sessões do júri extras para avançar a pauta do judiciário neste ano. Em Criciúma, a pauta de audiências já tem 32 sessões do júri agendadas entre os meses de agosto e novembro. Além da agenda extra, com sessões de julgamento promovidas às terças e quartas-feiras, a 1ª Vara Criminal da comarca seguirá com a pauta normal de audiências – sessões do Tribunal do Júri às quintas-feiras, todas a partir das 9 horas. Para cumprir a meta, a unidade contará com o apoio de oito magistrados cooperadores das comarcas de Florianópolis, Palhoça, Imaruí, São João Batista, São José do Cedro, Navegantes e Braço do Norte para presidir as sessões. Pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, além de crimes conexos, 38 réus serão julgados pelo Conselho de Sentença.

Em Araranguá, a 1ª Vara Criminal da comarca agendou quatro júris extras para o mês de agosto. No Vale, a Vara Criminal de Braço do Norte programou quatro júris populares para agosto e dois para o mês de setembro. Já a 1ª Vara Criminal de Tubarão prevê 12 sessões do júri extras entre os meses de agosto e novembro. Vale destacar que novas sessões do júri podem ser agendadas nessas comarcas no decorrer do mutirão estadual. A iniciativa é da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), do Poder Judiciário de Santa Catarina (TJSC), e ocorre em atenção ao represamento de sessões do Tribunal do Júri no Estado por conta da pandemia da Covid-19, nos dois últimos anos. Em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, a Defensoria Pública Estadual e a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), o Mutirão do Júri chegará a pelo menos 19 comarcas do Estado, com previsão de realizar 430 sessões até o mês de novembro.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul