Os 14 jovens envolvidos no projeto, Nádya e Ed estão empolgados em terminar o mural no Vale
Os 14 jovens envolvidos no projeto, Nádya e Ed estão empolgados em terminar o mural no Vale

 

Karen Novochadlo
Braço do Norte
 
Em breve, Braço do Norte ganhará um belo mural na praça central, ao lado da Igreja Matriz. A obra será feita pelo artista plástico americano Ed Trask, em conjunto com 14 jovens e a pintora Nádya Niehues Becker. 
 
Ed será o responsável por definir o que será retratado no mural. “Ele verá a nossa cultura com o olhar de americano e retratará isso”, explica Nádya. A visita de Ed ao Vale faz parte do programa Companheiros das Américas de Santa Catarina. 
 
O mural ficará em uma parede atrás de um placo reformado pela prefeitura. Todo o trabalho será encerrado até esta sexta-feira. No sábado, aniversário da cidade, ocorrerá uma solenidade de inauguração. E no dia 23 o artista retorna aos Estados Unidos. 
 
A pintura começou semana passada. Nas últimas terça e quarta-feira, ele fez um pequeno passeio pela cidade, conheceu empresas e pontos turísticos. “Esperamos que este mural seja um marco, tornando-se ponto turístico e um espaço para o desenvolvimento de várias atividades artística, integrando todas as artes. Há vários grupos organizados na área de música, teatro dança e outros”, pontua Nádya, que participou de um projeto semelhante nos Estados Unidos. 
Treze dos jovens participantes do projeto são da Associação Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad).
 
Companheiros das Américas
O objetivo da entidade é realizar intercâmbios culturais e de conhecimento entre as nações das Américas. Isto é feito por meio de projetos em diversas áreas, como arte, música, culinária, desenvolvimento rural e cidadania. Pelo Companheiros das Américas, a Virginia e Santa Catarina são considerados estados-irmãos. O clima, a topografia, a população e o tamanho são semelhantes.