Municípios do Sul de Santa Catarina foram afetados pelo novo ciclone extratropical entre a noite de ontem (7) e a madrugada desta quarta-feira (8). A cidade de Praia Grande foi a mais prejudicada.

Dois afluentes do Rio Mampituba provocaram alagamentos nas localidades rurais de Pintada, Rio do Boi, Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Aparecida, São Roque e Vila Rosa. Nessas comunidades, os moradores ficaram isolados.

As famílias foram para a casa de parentes e um abrigo emergencial aberto no ginásio de esportes municipal, onde 70 pessoas estão alojadas. Estima-se que o rio atingiu no momento da inundação cerca de cinco metros acima do nível normal.

O resgate dos atingidos foi feito pela prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) auxilia o município de Praia Grande por meio da coordenadoria regional de Araranguá.

Santa Rosa do Sul, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Maracajá também entraram em estado de alerta devido aos índices pluviométricos (veja abaixo).

Monitoramento e alerta
A equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina realiza o monitoramento constante de todo o território catarinense emitindo informações e atualizações constantes. As informações estão disponíveis no site, redes sociais da Defesa Civil e nas mensagens SMS. Para receber os alertas basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul

Fotos de Praia Grande: Fernanda Alves Sbardeloto/Divulgação Notisul