Os principais destinos turísticos de Santa Catarina, as cidades praianas, começaram a recebem nesta terça-feira (28) as primeiras remessas de Teste Rápido de Antígeno (TR-AG) para Covid-19.

Na região, as prefeituras de Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna já começaram a receber a carga. Todas as cidades catarinenses terão o TR-AG, mas a estratégia é municiar primeiro as cidades onde a movimentação de turistas é maior nesta época do ano.

Ao todo, serão distribuídas 461.885 mil unidades de testes rápidos. Com isso, as cidades vão poder ampliar a estratégia de testagem para diagnóstico e conduta rápida frente aos casos de coronavírus.

“A ideia é que parte desses testes sejam utilizados em centros de testagem montados em locais de grande circulação de pessoas, como aeroportos, rodoviárias e pontos turísticos”, explica o superintendente de vigilância em saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário.

As cidades poderão destinar a outra parte dos testes para os hospitais que realizam atendimentos pelo SUS, como forma de auxiliar na triagem inicial dos pacientes suspeitos.

 

Teste Rápido de Antígeno (TR-AG)
Os testes rápidos de antígeno fornecem o resultado em 15 minutos e devem ser aplicados para o diagnóstico da Covid-19 em pessoas com e sem sintomas.

Eles são indicados para a utilização em locais de grande circulação, onde as pessoas são convidadas a fazê-lo voluntariamente. A testagem é feita com uma amostra coletada pelo swab (cotonete longo) do nariz.

O exame consegue detectar se a pessoa está infectada pelo coronavírus de forma prática, sem a necessidade de estrutura laboratorial.

Em caso de resultado positivo, a pessoa é encaminhada para uma unidade de saúde e orientada a fazer o isolamento. Paralelamente, é feito o rastreio dos contatos para que também realizem o teste.

 

Foto: Bruna Matos | DIVE

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul