Municípios da Amurel aguardam minuta do decreto do Estado

Também foi abordada a situação do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, que requer a instalação de uma UTI em sua estrutura

O governador Carlos Moisés da Silva assumiu o compromisso de encaminhar a proposta às associações regionais antes da publicação

Reunidos por webconferência na manhã desta segunda-feira (30), os prefeitos da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) aguardam o envio da minuta do decreto do governo do Estado antes de encaminhar os decretos municipais.

Em reunião realizada no domingo (29), também por webconferência, o governador Carlos Moisés da Silva assumiu o compromisso de encaminhar a proposta às associações regionais antes da publicação.

Participaram do encontro 18 prefeitos – o prefeito de Sangão, Dalmir Carara Cândido justificou a ausência por conta de compromissos da administração. Também estiveram conectados representantes dos departamentos técnicos da Amurel e da Gerência Regional de Saúde. Na ocasião, todos manifestaram preocupação com a capacidade de atendimento hospitalar aos casos gerados pela pandemia da Covid-19.

O secretário de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, esclareceu que está em processo de implantação de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Estes se somariam aos 50 já existentes no município. Também foi abordada a situação do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, que requer a instalação de uma UTI em sua estrutura.

O movimento econômico também preocupa os prefeitos, que demonstraram interesse em uma retomada gradativa das atividades, especialmente dos trabalhadores autônomos, mais afetados pela situação de isolamento social. “Por sugestão do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, vamos estudar a possibilidade de usar como referência também o decreto da prefeitura de Florianópolis”, destacou o presidente da Amurel, o prefeito de Imbituba Rosenvaldo da Silva Júnior. A situação será reavaliada após o envio da minuta do decreto estadual.