A área da Saúde tubaronense viveu nesta sexta-feira (15) um dia especial. Pouco antes das 11 horas o prefeito Joares Ponticelli assinou a ordem de serviço para retomada das obras do Centro de Referência em Saúde da Margem Esquerda, localizado na rua Januário Alves Garcia. A unidade, que terá o nome do idealizador, o então prefeito Manoel Bertoncini, teve as obras paralisadas em 2014 e é uma das maiores reivindicações da população nos últimos anos.

O novo projeto recebeu algumas alterações em relação ao original. Quando for concluído, o prédio de dois andares com mais de 1.700 metros quadrados de área total terá nove consultórios médicos, espaços para os serviços de eletrocardiograma, dermastocopia, sala de sutura e curativos, raio-x, triagem e vacina, além de 11 salas administrativas, almoxarifado e sala de reunião. O funcionamento será das 7 às 22 horas, no modelo de prontoatendimento.

A conclusão da obra será executada pela empresa Construhab Construtora Ltda, de Tubarão, com prazo de conclusão de seis meses. O investimento é de R$ 2.593.250,14.

O ato de assinatura da ordem de serviço seguiu todas as recomendações para prevenção a Covid-19 e reuniu um pequeno grupo de profissionais da área médica, como diretores dos hospitais Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Socimed, clínica Pró-Vida, curso de Medicina da Unisul e a médica Márcia Bertoncini, viúva do prefeito Manoel Bertoncini.

“Foi um ato de reconhecimento à vida pública do Manoel enquanto gestor, como secretário e depois prefeito, e também médico. Como esposa eu agradeço a homenagem que é feita”, disse Márcia.

Para o prefeito Joares Ponticelli, a Saúde do município irá alcançar um patamar de qualidade ainda mais elevado quando essa obra estiver pronta, somando-se aos benefícios do Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, em operação desde 2018.

“Resgatamos um sonho e um projeto do então prefeito Manoel Bertoncini que já tem 10 anos. Em 2017 tivemos que desembaraçar todo o processo que estava parado havia seis anos, reformular o projeto, buscar recursos e nova licitação. Viabilizamos os recursos com ajuda de emendas parlamentares de deputados que tem nos ajudado muito. Finalmente chegou o grande dia de retomar essa obra tão esperada pela população”, disse o prefeito.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol ressalta que o novo Centro de Referência em Saúde será um diferencial em todo o sistema de atendimento da área no município.

“É um dia de muito orgulho, pois trata-se de uma obra esperada há quase 10 anos. Vencemos todos os trâmites e entregamos a ordem de serviço hoje. É um equipamento que será muito importante para todo o ecossistema de saúde de Tubarão e que vai preencher uma lacuna, com atendimento de urgência que vai amenizar a demanda da emergência no HNSC”, explica Daisson.

O vice-prefeito Caio Tokarski lembrou com emoção de como esse empreendimento da Saúde foi lembrado. À época secretário de Esporte do governo de Manoel Bertoncini, Caio prestou uma homenagem ao entregar à médica Márcia Bertoncini um quadro com uma mensagem.

“Lembro que no dia do aniversário do doutor Manoel, 13 de março de 2012, ele assinou a ordem de serviço para início da obra que dizia ser a principal do seu governo. É uma grande estrutura que estará à disposição da população, um centro de referência que atenderá demandas importantes. Eu tive a felicidade de conviver com o prefeito Manoel, ser secretário dele, tenho um respeito muito grande pela memória dele, e o nome desse empreendimento faz justiça ao homem público que ele foi para Tubarão”, destacou o vice-prefeito.