Das 18h deste domingo (26) às 10h desta segunda-feira (27), o frio intenso deve bater recorde de temperaturas no Estado, com mínimas perto dos -10°C. A previsão indica uma intensa massa de ar polar em SC. A geada deve surgir em todas as regiões, inclusive no litoral.


A recomendação da Defesa Civil é a proteção da população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças, já que há possibilidade de mortes por hipotermia, caso fique em exposição por longo período ao ar livre. Além disso, é importante abrigar animais domésticos nas noites mais frias e tentar recolher os cachorros das ruas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Os agricultores deverão tomar medidas preventivas.. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.