Mudanças na CNH devem deixar documento mais barato a partir deste mês

O conselho Nacional de Trânsito mudou algumas regras em relação a Carteira Nacional de Habilitação que começam a valer a partir do dia 16 de setembro.

Hoje na categoria B, dos carros, são necessárias 25 horas de aulas práticas, sendo cinco delas no período noturno. Com as mudanças serão 20 horas necessárias e apenas uma hora durante a noite.

Já na categoria A, que é a das motos, hoje são 20 horas de aulas práticas mas, agora, pelo menos 1h obrigatoriamente será feita à noite.

Nas categorias C, D e E não há alterações.

Outra alteração é em relação ao uso do simulador, que será facultativo. Porém, isso não deve afetar o Estado, uma vez que o uso do equipamento aqui em Santa Catarina já não era obrigatório.

Todas estas novas regras e mudanças são válidas para quem vai tirar a primeira habilitação, além de quem já está matriculado nas aulas.

Segundo Cristiano Souza, gerente de habilitação do Detran de SC, além de tudo isso fazer com que a emissão do documento para os motoristas seja mais rápido, o serviço também ficará mais barato. “Com a diminuição das horas/aula a tendência é que o preço diminua”, conclui o gerente.