Tailu Silva amamenta seu filho Josué somente com leite materno   - Foto:Tuliana Rosa/Prefeitura de Imbituba/Divulgação/Notisul
Tailu Silva amamenta seu filho Josué somente com leite materno - Foto:Tuliana Rosa/Prefeitura de Imbituba/Divulgação/Notisul

Imbituba

Saber que amamentar é a maneira mais saudável e natural de alimentar o bebê, isto já não é novidade. Para unir o direito e benefício de amamentar, será realizada a Hora do 'Mamaço'. Um movimento internacional que ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo. Imbituba entrou e as mulheres da cidade portuária poderão participar de uma série de atividades.

O movimento terá uma programação especial nesta  sexta-feira, das 15 às 20 horas, na rua Nereu Ramos, no Centro, quando será comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), evento aberta ao público. “Mães, avós, pais, tios, todos serão bem-vindos. Convidamos as mães a trazerem fotos de momentos de amamentação de seus bebês para contribuir com o varal fotográfico, que ficará exposto durante até sexta”, pede uma das organizadoras, Gláucia Maindra.

Estudos já demonstraram que são inúmeros os benefícios do aleitamento materno, especialmente o exclusivo, que deve ser mantido, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por um período de seis meses. Após este tempo, a dieta do bebê deverá ser completada com outros alimentos.  

Em 1992, a direção da OMS instituiu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre anualmente na primeira semana de agosto. No Brasil, três anos atrás ocorreu o primeiro 'Mamaço', onde mães se reuniram para amamentar seus filhos em locais públicos. Muitas mulheres manifestaram apoio a uma colega impedida de amamentar seu bebê em um via pública. Deste ato, nasceu a intenção de juntar mais famílias em prol do aleitamento, divulgar os benefícios do leite materno e apoiar as mães.