No Sul catarinense, o Porto de Imbituba fechou o 1º semestre de 2022 com 3,5 milhões de toneladas movimentadas, o que representa alta de 19,3% na operação de cargas em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, o Porto atendeu 139 navios, um crescimento de 8,6% no número de embarcações atracadas, se comparado a 2021.

Os granéis sólidos lideram as operações, com 78,3% do volume movimentado no período, seguidos dos contêineres (12,2%), das cargas gerais (9,1%) e do granel líquido (0,4%). Os principais produtos transportados foram o coque de petróleo, contêineres, fertilizantes, sal e minério de ferro.

Quanto ao fluxo de navegação, a maior parte das operações são de importação (46,6%), um aumento 6,9% no montante desembarcado em relação ao 1º semestre de 2021. Já a exportação representou a fatia de 41,4% da movimentação do Porto, com incremento de 43,8%. A cabotagem, que é a navegação entre portos brasileiros, obteve 6,1% no volume em toneladas transportadas no período, representando 12,4% da movimentação total.

Para o ano, a previsão é de que mais de 7 milhões de toneladas sejam movimentadas no Porto de Imbituba

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Porto de Imbituba