Zahyra Mattar
Tubarão

Uma das primeiras coisas que vêm à mente quando se fala em cães de rua é a falta de investimento das prefeituras brasileiras em criar mecanismos e desenvolverem ações para solucionar a questão. Por outro lado, pessoas sensíveis à causa tomam a frente e procuram fazer sua parte de cidadãos responsáveis.

Foi mais ou menos assim que surgiu a ONG Movimenta-Cão, em Tubarão. Hoje com um convênio firmado com a prefeitura para cuidar de mais de 350 cachorros assistidos por cinco cuidadoras, a ONG promoverá, neste sábado, a sua primeira ação efetiva no sentido de conscientizar e minimizar a falta de um lar para 25 caninos: é a primeira Feira de Adoção do Movimenta-Cão.

A ação ocorrerá simultaneamente ao evento comercial Sábado é o Dia D. Treze animais adultos e 12 filhotinhos estarão ali, todos limpinhos, tratados e charmosos para tentar encontrar uma nova família. “Quem decidir levar um bichinho para casa, terá que assinar um termo de compromisso, que tem validade jurídica”, explica a voluntária Ana Graciela Sestren.

Os animais adultos já estão castrados. Os filhotes ainda não, mas para quem decidir levar um deles para casa e não tiver condições de fazer o procedimento, a ONG está comprometida em ajudar. “Também vamos vender camisetas ao custo de R$ 15,00. Além disso, quem contribuir com ração ganhará uma bandana, para colocar no seu bichinho de estimação”, adianta Ana Graciela.