Laguna

Laguna recebe neste sábado e domingo, a Mostra Cultural da Pesca Artesanal com Auxílio de Botos, integrando a programação da Festa da Tainha. A Pesca Artesanal com Auxílio de Botos é registrada como patrimônio cultural catarinense desde o ano passado. A entrega do certificado por parte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foi realizada em junho do ano passado.

Além da exposição de artesanato local, durante dois dias, serão realizadas apresentações dos grupos culturais Boi-de-Mamão da Caputera, Pérolas da Caputera, Cultura Açoriana Casa da Dindinha, Capoeira Brasil, Instituto Chachá, Dança Daniela Godoy e Voga Estúdio de Dança. Entidades como a Pastoral dos Pescadores da Diocese de Tubarão, Núcleo de Estudos Açorianos – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Boto Flipper também estarão presente.

A mostra tem o intuito de revalidar o Certificado do Registro de Patrimônio Cultural Imaterial da Pesca com Botos em sua programação artístico-cultural, como uma das ações que são desenvolvidas para a preservar a tradição e proteger a espécie. Vale destacar que o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador (Lei17.084 de 12 de janeiro de 2017) é comemorado no dia 25 de maio.

No domingo serão homenageados os pescadores artesanais e, principalmente, aquele que conseguir lançar a maior tarrafada e capturar maior quantidade de tainhas, com  a entrega do Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial e  também um troféu ao vencedor do desafio. O evento ocorre no Ravena Cassino Hotel, na praia do Mar Grosso, em Laguna.