Para controlar a proliferação do mosquito borrachudo, um problema recorrente nas comunidades do interior, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Braço do Norte promove, nesta sexta-feira (21), o Dia D Contra o Borrachudo.

A entrega do BTI, produto utilizado para exterminar as larvas do inseto, será feita aos proprietários de lavouras e moradores das comunidades a partir das 9 horas. Quem não puder comparecer nos pontos de entrega (veja abaixo), poderá ir até a sede da secretaria e retirar a sua dose.

Serão feitas duas etapas de aplicação do BTI. A primeira nesta sexta-feira e a segunda no dia 11 de fevereiro próximo. Este período de 21 dias entre uma aplicação e outra garante que as larvas morram.

O BTI é um produto biológico que auxilia no controle dos insetos e deve ser aplicado em rios, arroios e córregos. Para garantir sua eficácia, o produto precisa ser aplicado quando a água estiver limpa e não deve chover nas seis horas seguintes à aplicação.

Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Braço do Norte irá distribuir o BTI já em bisnagas para facilitar a aplicação – Foto: Prefeitura de Braço do Norte

O produto não é um inseticida. O BTI é formulado a partir de bactérias que são ingeridas pelas larvas do mosquito, provocando sua morte. A aplicação deve ser feita somente na água, explica o secretário de agricultura, Adir Engel.

“Mesmo que os borrachudos se escondam na grama, capins e outros tipos de vegetação, aplicar o BTI nestes locais não matará os mosquitos adultos. O BTI age somente nas larvas”, explica (veja mais no vídeo abaixo).

Além do produto, será distribuída também uma cartilha detalhada sobre o funcionamento do controlador biológico e como deve ser feita a sua aplicação. Em caso de dúvidas, as pessoas devem entrar em contato com a secretaria, por meio do telefone (48) 3658-4104.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul