Ângelo Antônio Zabot, o Com (foto), um dos políticos mais conhecidos e atuantes de Tubarão, morreu nesta terça-feira (28), às 16h30min, em sua casa.  Seu velório será realizado na Capela Mortuária Santa Terezinha.

Ele chegou, neste mês, a ser internado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Há oito anos, Com sofria de insuficiência cardíaca congestiva. Nos últimos seis meses, o quadro de saúde se agravou. Ano passado, em outubro, também chegou a ficar internado.

No fim de dezembro passou por outra crise, seguida de recuperação, até que na segunda teve de ser novamente internado. Com foi diagnosticado com complicação renal em decorrência do problema cardíaco.

Nascido em novembro de 1946, o político tem 70 anos e é casado há 47 com Eza Zabot, com quem tem três filhos e sete netos. Com estreou na política em 1968 como candidato a vereador pelo PSD, quando acabou como suplente.

Em 1977, ganhou a eleição como vice-prefeito na chapa com Paulo Osny May, do qual, em 1982, foi prefeito interino. Em 1992, foi o segundo vereador mais votado em Tubarão, com pouco mais de mil votos.

Na eleição seguinte, repetiu a façanha, sendo novamente o segundo mais votado, com 1,3 mil votos. Assumiu a presidência da Câmara de 1998 a 2000.

Voltou a disputar a prefeitura em 2000 e 2004, ambas como vice de Carlos Stüpp e das quais a dupla saiu vitoriosa. Nas eleições seguintes, Com preferiu não concorrer mais.

Transferiu-se, em 2009, do PP para o novo PSD, do qual foi presidente entre 2015 e 2016, até que teve de deixar o cargo por causa dos problemas de saúde.

Sua mulher Eza elegeu-se suplente na última eleição municipal e este ano assumiu uma cadeira no legislativo, no lugar de Alexandre Moraes – única representante feminina na Casa.

Antes da política, Com foi jogador de futebol por quase dez anos, com passagens pelo Ferroviário e Figueirense. Trabalhou na Estrada de Ferro e depois se mudou para Assembleia Legislativa, onde se aposentou. Ano passado tinha a função de presidente municipal do PSD, mas teve que abandoná-la pelos motivos de saúde.

Município decreta luto oficial por três dias
Conhecido e respeitado em toda a cidade, Con empresta seu nome ao Campeonato Municipal de Futebol Amador, da Liga Tubaronense de Futebol (LTF). A disputa pela taça Ângelo Zabot começa em maio.
Por causa do falecimento, a prefeitura de Tubarão decretou luto oficial por três dias nas repartições públicas municipais desde ontem. O prefeito Joares Ponticelli lamentou a perda. “Con foi uma grande pessoa, como político, esportista e, sobretudo, como homem que ajudava os outros. Tubarão perde um grande homem”, disse o prefeito.
O corpo está sendo velado na Capela Mortuária Santa Terezinha. Será rezada uma missa de corpo presente às 16 horas de hoje na Igreja Matriz São José Operário, no bairro Oficinas. O sepultamento ocorre em seguida no Cemitério Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo.

Foto: Priscila Loch/Portal Notisul 

Publicada às 17h43min desta terça-feira (28/03/17)