As primeiras placas já estão prontas. A instalação do material, que agregará ainda mais valor ao turismo em Laguna, começa a ser feito em julho. Foto: Prefeitura de Laguna/Notisul
As primeiras placas já estão prontas. A instalação do material, que agregará ainda mais valor ao turismo em Laguna, começa a ser feito em julho. Foto: Prefeitura de Laguna/Notisul

Laguna

Além de casa do boto e da tainha, você sabia que o marzão de Laguna também é morada para a corvina e o barrigudinho? A partir de agora, os habitantes da terra de Anita e os turistas conhecerão muito mais dos moradores marinhos!
Ao todo, 58 placas apontarão as espécies aquáticas que predominam na região. A instalação começará a ser feita em julho, em toda a orla da Praia do Mar Grosso. A ação é inédita no Brasil, e faz parte de um programa de extensão do curso de engenharia da pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Serão identificados 29 tipos de peixes e 29 espécies de moluscos, crustáceos, mamíferos e outros invertebrados. “A iniciativa da Udesc contribuirá para o crescimento do turismo na região”, valoriza o prefeito Everaldo dos Santos (PMDB).
A orla da Praia do Mar Grosso tem 2,8 quilômetros de extensão. Nas placas, constarão informações básicas, como o nome comum e científico do bicho, ciclo de vida, alimentação e curiosidades da espécie.

O trabalho reuniu quatro alunos, responsáveis por realizar um levantamento bibliográfico e entrevistas com pescadores. “Levamos em conta questões ambientais, culturais e econômicas da região para selecionar as 58 espécies”, detalha o coordenador do programa e professor do curso de engenharia da pesca, Giovanni Lemos de Mello.

A ideia foi trazida da Austrália pelo diretor de extensão da Udesc em Laguna, Anselmo Moraes. “Quando vi, logo imaginei que também poderíamos aproveitar o conceito por aqui. Além de ser um atrativo a mais para a cidade, a iniciativa também divulgará o curso”, valoriza Anselmo.

Serviço
O curso de engenharia da pesca da Udesc é um dos 34 oferecidos pela universidade no vestibular de inverno. As inscrições estão abertas até o dia 18 do próximo mês, por meio do site www.vestibular.udesc.br.