Matheus Furtado terminou Super Mario World em apenas um minuto e 13 segundos.

Garopaba

Matheus Furtado, de 26 anos, natural de Garopaba, entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, depois de terminar o game SuperMario World (1990/Supernintendo) em apenas um minuto e 13 segundos.

Agora, Furtado é dono do recorde mundial de conclusão mais rápida do jogo. O vídeo da façanha já foi postado no YouTube. Mas a maioria das pessoas não entende como é possível terminar um jogo do tamanho de SuperMario World em pouco mais de um minuto.

A explicação está no fato de o rapaz ser um speedrunner, um tipo de jogador que busca terminar os jogos no menor tempo possível. E existem vários tipos de speedruns, como, por exemplo, coletar todos os itens do jogo ou usar erros dos próprios games.

Furtado bateu o recorde de conclusão mais rápida de Super Mario World na categoria 0 exit (credits warp), que consiste em usar um bug para ir diretamente da primeira fase até os créditos finais. Para isso, o speedrunner precisa executar uma série de comandos com precisão e no tempo certo. É aí que reside a disputa de tempo entre os jogadores.

Para quem pensa que, assim, lançando mão de um bug é mais fácil de chegar à final do jogo, fica outro desafio. Furtado também concluiu Super Mario World em pouco tempo sem usar nenhum tipo de macete: levou 10 minutos e 58 segundos.