Wagner da Silva
Rio Fortuna

A realização de um sonho é o desejo de todos. Quando surge a oportunidade de receber uma “forcinha” para ajudar na conquista deste sonho, tudo fica ainda mais fácil. Este é justamente o papel da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf). A entidade somou forças com o sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) para dar uma “forcinha” a algumas famílias do Vale do Braço do Norte para realizarem o sonho da casa própria.

Esta semana, o grupo realizou a assinatura de 81 contratos para a construção de moradias populares na região. A solenidade ocorreu em Rio Fortuna. As casas a serem construídas integram o primeiro grupo deste ano a participar do programa de habitação. Moradores de Santa Rosa de Lima, Braço do Norte e Rio Fortuna receberam recursos federais subsidiados pela Cresol, através de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf).

Segundo o coordenador da base serrana da Cresol, Sebastião Wanderlinde, a região recebeu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos por meio de programas habitacionais. “Estas parcerias são fundamentais para melhorar as condições das famílias. Especialmente porque minimiza o êxodo rural”, aponta Sebastião.

Os beneficiários passam por rigorosas avaliações para terem direito a aderir ao programa. “A seleção é feita com muito cuidado. Acompanhamos o andamento de todo o processo, desde a liberação dos recursos e a execução até a entrega da residência. Se algum passo não for cumprido, os recursos não são liberados”, explica o coordenador da Cresol. As casas começaram a ser erguidas ontem. O prazo de conclusão das obras é de 120 dias.