Neste mês, Tubarão completa 150 anos de emancipação político-administrativa. Diante da pandemia do novo coronavírus, a programação das comemorações foi adaptada à nova realidade e algumas ações ocorrerão de forma bem diferente dos anos anteriores.

É o caso da tradicional Missa de Aniversário. A ação que todos os anos atrai um grande público à Catedral Diocesana neste ano vai ser realizada com um novo formato, sem a presença dos fiéis.

A Missa de Aniversário vai acontecer no dia 27 de maio, às 19 horas e será transmitida ao vivo por redes sociais, como pelo Facebook da prefeitura de Tubarão, da Rádio Tubá e da Catedral, emissoras de rádio, TV Tubá e Unisul TV.

O padre Eduardo Rocha salienta que com a pandemia, o uso das redes foi intensificado também pela igreja e ferramentas como YouTube, Instagram e Facebook ajudam a atingir um grande número de fiéis. “As mídias sociais expandiram nosso alcance, não somente nas missas, mas também em momentos de oração e devoção. Promovemos conversas, há mais interatividade, o que facilita a evangelização”, avalia.

A celebração deve contar com a presença de representantes dos três poderes: prefeito e vice-prefeito, presidente da Câmara de Vereadores e diretor do Fórum, que acompanharão a missa na Catedral Diocesana, observando as orientações de distanciamento social e os cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus. “Havíamos pensado em um grande evento, mas a pandemia dificultou nossa programação, mas, mesmo assim, não deixaremos de rezar e agradecer a Deus por essa história tão bonita e tão fecunda”, assegura padre Eduardo.