Uma família de Bom Jesus, no Oeste de Santa Catarina, passou por momentos de muita tensão e desespero na noite desta quinta-feira (7). Os pais do pequeno Antônio Miguel, de somente 30 dias, chegaram aos prantos, apavorados, por volta das 22h, no posto 9 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

O pequeno havia se engasgado com o leite materno, já não respirava e estava com quadro cianótico – quando a pela fica azul-arroxeada por falta de oxigenação.

O soldado Osório realizou a manobra de desobstrução das vias aéreas e o bebê voltou a respirar normalmente. São minutos que valem uma vida! A família, aliviada, não tinha palavras para agradecer o soldado

Manobra de Heimlich

O engasgo total é um quadro grave, caracterizado pela incapacidade da criança de chorar ou tossir, lábios e rostinho arroxeados, indicando a falta de ar e moleza no corpinho devido à dificuldade para respirar. Em situações como essa, deve-se ligar para os serviços de emergência. Enquanto aguarda o socorro, siga a recomendação:

– Sentada, coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza.

– Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê cinco tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.

– Depois, de frente para você, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize cinco compressões usando dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, quatro centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a dois ou três dedos.

– Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabecinha deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento.