Wagner da Silva
Braço do Norte

A partir de hoje, a população de Braço do Norte contará novamente com um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego. A cerimônia de inauguração, ontem, marcou o retorno da agência regional ao município.
Novamente, a população poderá contar com os serviços de confecção da carteira de trabalho, encaminhamentos para o seguro-desemprego, requerimentos especiais como o Cadastro de Registro Empregado e Desempregado (Caged), inspeção de trabalho, entre outras informações da alçada trabalhista.

O posto terá o atendimento de dois funcionários federais e uma parceria com a prefeitura, que cederá dois estagiários para colaborar com os trabalhos. A agência atenderá, além dos cinco municípios do Vale, São Martinho, Armazém, Gravatal. Por ser mais próxima, poderá ainda atender os moradores de Anitápolis, Urubici e Orleans.

O escritório fechou em setembro de 2005, após o prefeito Luiz Kuerten, o Tilico (PP), não renovar o contrato de convênio, que previa, entre outros assuntos, o pagamento do aluguel de uma sala para o funcionamento. O chefe da agência na época, Cleo Damiani Souza, explica que permaneceu na luta para reabrir o posto de atendimento. “Sabia da importância desta agência para a região e fomos buscar junto ao governo federal o apoio para reabertura”, destaca.

Ele acrescenta que as pessoas terão mais agilidade na solução dos assuntos relacionados ao trabalho. “A região tem um progresso enorme e precisamos estar próximos. Antes, os acordes judiciais eram feitos em outros municípios, como Tubarão. Agora, serão feitos aqui. Assim, as pessoas não perdem tempo, não terão gastos desnecessários com transporte e estada”, garante Cleo.
A agência regional será chefiada pelo funcionário federal Rômulo José da Rocha.