Rio Fortuna

A Epagri, em parceria com a secretaria de agricultura da prefeitura de Rio Fortuna, realizou quatro ‘Tardes de Campo’ no município. A série de encontros abordou temas como a produção de leite a pasto e criação de terneiras. Os eventos, viabilizados com recursos do projeto Microbacias, objetivaram incentivar melhorias na criação e no manejo de terneiras, além de uma demonstração de método sobre implantação de pastagens de inverno.

A primeira Tarde de Campo foi promovida na comunidade Rio Bravo Baixo, na propriedade de Cirineu Schueroff. O segundo encontro foi em Rio dos Bugres, nas terras de Dauri Feldhaus. O terceiro ocorreu na comunidade Rio Claro, na propriedade de Irio Tenfen. Já a quarta e última ‘Tarde de Campo’, foi realizada na localidade de Rio Chapéu, nas terras de Antonio Henrique May.

O médico veterinário da Epagri de Braço do Norte, Lúcio Teixeira, ministrou uma palestra sobre criação de terneiras, onde enfatizou os principais problemas de manejo enfrentados pelos produtores na criação dos animais. Outro aspecto abordado pelo veterinário foram as práticas necessária para criar um animal rústico e produtivo. “Uma terneira criada com qualidade se transformará em uma vaca produtiva e mais resistente às doenças”, afirmou o veterinário.

Já o agrônomo da Epagri de Rio Fortuna, João Paulo Dornelles Reck, fez uma demonstração de método de inoculação e peletização de leguminosa além da sobressemeadura de pastagens de inverno. Após esta etapa, foram percorridas as áreas de pastagens implantadas nas propriedades.

Os agricultores puderam verificar as áreas de trevo, cornichão, amendoim forrageiro e maku dispostos sobre as pastagens de campo nativo e de missioneira. Cada reunião contou com a participação de aproximadamente 20 produtores, além de técnicos e lideranças locais, que discutiram sobre as alternativas apresentadas para melhorar a produção de leite a pasto.