Tubarão

Adolescentes atendidos pela rede socioassistencial, da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, participaram nesta semana, da primeira oficina ofertada pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

Cerca de 40 jovens, divididos em dois grupos, vão participar das cinco oficinas oferecidas pelo Acessuas, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

As oficinas contemplam vários temas pertinentes ao mundo do trabalho, voltados ao preparo dos jovens para a inserção no mercado de trabalho.

A primeira aula foi ministrada pela facilitadora Tânia Clauman. A coordenadora Acessuas, Cristiane Dandolini Pickler e a gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Kelly Botega Fortunato, também participaram do encontro.

O que é?
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso dos usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Está localizado na Proteção Social Básica, que atua na prevenção de situações de risco social.

O Acessuas tem como público a população urbana e/ou rural, em situação de vulnerabilidade e risco social, residente em municípios integrantes do programa, com idade de 14 a 59 anos.

São objetivos do programa: orientar os usuários da política nacional de Assistência Social sobre questões pertinentes ao mundo do trabalho; promover atividades que possibilitem aos usuários reconhecer suas potencialidades; viabilizar o acesso dos usuários atendidos a direitos e serviços; acompanhar a trajetória do usuário no mundo do trabalho.