Cerca de 30 médicos da rede municipal de saúde realizaram manifestação por duas horas. Os profissionais distribuíram panfletos com as reivindicações
Cerca de 30 médicos da rede municipal de saúde realizaram manifestação por duas horas. Os profissionais distribuíram panfletos com as reivindicações
Maria Julia Goulart
Tubarão
 
Médicos da rede pública de todo o Brasil realizaram manifestação na manhã de ontem. Entre as principais reivindicações está a melhoria na saúde no país. Em Tubarão, cerca de 30 profissionais das unidades municipais de saúde paralisaram as atividades por duas horas e distribuíram panfletos.
 
Para a organizadora do movimento, Guidja Souza, o protesto é para reivindicar a melhoria na qualidade da saúde e nas condições de trabalho dos médicos.
 
“Sobretudo, pedimos a regulamentação da profissão e o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos motivos para a falta de profissionais no mercado”, assegura Guidja. 
 
A parada dos profissionais na Cidade Azul não afetou os atendimentos nos postos de saúde. Segundo o diretor-presidente da fundação de saúde da prefeitura, Marco Antonio dos Santos, a causa também é uma preocupação da gestão municipal. 
 
“Algumas das reivindicações também são da fundação e têm o nosso apoio. Também buscamos priorizar a qualidade do trabalho para que o atendimento seja melhor”, afirma Marco Antonio.
 
Aliado à causa, nesta segunda-feira, profissionais da área de Tubarão apresentaram, ao poder público, um projeto para a criação de um programa de fixação de médicos na rede. A iniciativa é devido à grande rotatividade. 
 
“Vamos elencar uma comissão para avaliar esta questão. Este já é um projeto da fundação. Uma reunião deverá ocorrer com os médicos no próximo mês, para apontar soluções ao problema”, garante Marco Antonio.
 
Processo seletivo é realizado
A fundação municipal de saúde da prefeitura realiza um processo seletivo. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, e prosseguem até quinta-feira da próxima semana. São 14 vagas para diversas áreas, além de reserva técnica. Os profissionais irão atuar em caráter temporário. 
Há vagas para técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, técnico fiscal sanitarista, auxiliar administrativo e motorista. As inscrições devem ser realizadas na fundação, no bairro Oficinas, das 8 às 11 horas.
Para fazer o cadastro é necessário levar documentos de identidade e CPF, originais e cópia e levar preenchida uma ficha disponível no site da prefeitura: www.tubarao.sc.gov.br. 
 
Reivindicações
• Saúde + 10: projeto de lei para que seja encaminhados mais recursos à saúde pública;
• Tabela SUS: reajuste da tabela que está sem atualização há 20 anos;
• Carreira de Estado (PEC-454): instituir a carreira de estado para o médico, para a garantia de remuneração adequada e condições de trabalho que permitam o bom desempenho de suas funções;
• Revalida Sim!: todo médico formado no exterior tem que passar por exame para comprovar a competência para atender os cidadãos brasileiros;
• Regulamentação da profissão: os médicos aguardam a sanção do PL 268/02, aprovado no último dia 18;
• Residência médica: reajuste da bolsa oferecida e ampliação no número de vagas;
• Gratificação de desempenho dos médicos federais: reajuste de gratificação prometido pela secretaria de relações do trabalho do ministério do planejamento. 
 
Fonte: Associação Catarinense de Medicina (ACM).