Wagner da Silva
Rio Fortuna

A expectativa dos jovens rurais em relação ao meio onde vivem será o tema principal do 1º Encontro da Juventude da Agricultura Familiar do Litoral Sul. O evento será realizado amanhã, às 8h30min, no restaurante Recanto das Flores, em Jaguaruna.

Entre os temas a serem debatidos estão as políticas públicas para permanência do jovem no campo, a importância da organização política e sindical da juventude rural e as necessidades e desafios do jovem na construção do seu próprio futuro. O objetivo é discutir e planejar ações a fim de ampliar os espaços de participação dos jovens como apoiadores do processo de organização sindical.

Para a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) na região e presidente da câmara de vereadores de Rio Fortuna, Arlete Bloemer de Souza (PT), a integração da juventude rural visa a continuidade do trabalho desenvolvido nas propriedades por outras gerações.

“A continuidade da agricultura familiar depende diretamente da permanência destes jovens no campo. Temos que debater e encontras nas políticas públicas opções para que o êxodo não ocorra”, opina.
O encontro é uma parceria entre a Federação e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) com cooperativas e o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor).