Itajaí

Médicos anestesistas que atuam no Hospital Nossa Senhora da Conceição, participaram do curso de Suporte Avançado de Vida em Anestesia (Sava), em Itajaí. O Sava é um projeto educacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, em parceria com a Sociedade Catarinense de Anestesiologia.

A atividade visa proporcionar um treinamento teórico-prático para anestesiologistas formados ou em formação, desenvolvendo habilidades técnicas e abordagem dos aspectos humanos no gerenciamento de crises que ameaçam a vida durante o período perioperatório buscando reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas à prática da especialidade. Os anestesistas Jean Abreu Machado, Alexandre Feldens, Diego Fabris e André Nora, estiveram no evento e dois deles foram aprovados, por meio de duas provas teóricas e uma prática, como instrutores do Sava.

Um dos anestesistas aprovados, Jean Abreu Machado, diz que assumir esta função é uma oportunidade de disseminar a informação não só para médicos e estudantes de medicina, mas para todos profissionais da área da saúde, assim como para as pessoas leigas. “Muitas pessoas morrem nas ruas por falta de conhecimento de como proceder frente a uma parada cardiorrespiratória. Podemos salvar vidas apenas com conhecimento, atitude e nossas mãos”, relata o médico. O anestesista Diego Fabris também foi um dos aprovados para ser instrutor do Sava.

Aprimoramento em obstetrícia e neonatologia é novamente discutido no HNSC

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) realizou o II Seminário Apice On, evento que reuniu mais de 40 profissionais da saúde da região da Amurel, que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) e que estão envolvidos no trabalho do cuidado da mulher.

O encontro teve o objetivo de aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia. A ideia foi de provocar reflexão entre os profissionais da enfermagem e medicina os desafios do aprimoramento no cuidado às gestantes, parturientes e recém-nascidos.

Atualmente o Hospital Nossa Senhora da Conceição está ingressado em dois grandes projetos nacionais: Parto Adequado e Apice On, ambos do Ministério da Saúde e preveem um conjunto de novas práticas que irão modificar por completo o atendimento humanizado às mamães e aos bebês.